As estampas de azulejo português, ou porcelain prints, são hits do verão 2014 e marco da temporada; veja

De Cavalli às passarelas nacionais e… às ruas! A moda do azul e branco foi anunciada como destaque para a temporada Verão 2014, e concretizou-se. Com ela, as estampas de azulejo português – tradicionais nas cores azul e branco, com variações do preto – foram levadas às passarelas de Givenchy, Emilio Pucci e Cavalli, que inspirou a Yexx a trazer à estação de calor um print estimulante de gravuras geométricas mescladas a arabescos e florais: uma combinação ultramoderna e casual, onde a suavidade e o frescor estão presentes!

Estampa de azulejo português

Por aqui, durante a edição Verão 2014 do SPFW, Água de Coco e Têca apostaram também nas porcelain prints. Rebuscados, porém delicados, os azulejos portugueses (ou porcelana chinesa), à la Rococó, estampam até mesmo composições inteiras adornadas por recortes, bordados e tecidos fluidos. Na Yexx, os desenhos de louças antigas entram em cena a agregar sofisticação ao visual de maneira… descomplicada!

Estampa de azulejo portuguêsTêca por Helô Rocha SPFW Verão 2014 e Just Cavalli Spring/Summer 2013-2014

Assim, vestidos, calças, blusas e afins trazem consigo tecidos leves, além das texturas acetinadas e das cores azul, branco, preto para acompanhar. Em alta, a tendência das estampas de azulejo português alia-se facilmente ao visual chique e esportivo, que vem combinado a peças lisas, em cores complementares. A dica? Aposte em pontos de cor ou brilho para um efeito de destaque. Rendas, quando aplicadas corretamente, são ideais para agregar um quê a mais à produção. Anotou? Invista já nas porcelain prints!

Estampas de azulejo português, um respiro para o verão:

Estampa de azulejo português

Por Selena Escher